NOVEMBRO AZUL - CÂNCER DE PRÓSTATA (+18)

Tudo que é diferente incomoda..





UM TOQUE PELA VIDA DO HOMEM !!!


Novembro azul! Sim, o Novembro azul, começou em uma Pub (local onde se serve bebidas alcoólicas), na Austrália, em 1999, um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer no mês de Novembro para conscientização da saúde masculina, pois no dia 17/11 comemora o Dia Mundial do Combate do Câncer de Próstata.

Hoje a campanha é mundial, onde em alguns países os homens não se barbeiam, deixam bigodes e usam camisa azul no mês de Novembro para chamar atenção dos "desentendidos", deixar-los curiosos e espalhar a conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata através de exames regulares e a atenção a saúde masculina.

No Brasil a campanha ainda está crescendo, diversas celebridades e instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar informações.

Pois, normalmente os homens são mais resistentes a cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar o médico urologista regularmente.

Alguns dos propósitos do Novembro Azul é alertar sobre o CÂNCER DE PRÓSTATA!

O que é Próstata ?
A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino que se localiza abaixo da bexiga e na frente do reto. Trata-se de um órgão muito pequeno, com cerca de 25 a 30 gramas e que se parece com uma castanha, com a função de produzir parte do sêmen; líquido que contém os espermatozóides produzidos pelos testículos e que são eliminados durante o ato sexual ou absorvido pelo próprio organismo quando não é expelido.

O câncer de próstata começa a se desenvolver quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada, por sua vez, o início não causa nenhum sintoma que possa ser percebido pelo homem, por esse motivo está aí a importância da realização de exame de TOQUE (não leva mais de 15 segundos), que detecta alterações da próstata, como endurecimento ou aumento. Feito em consultório, por urologista; e de Antígeno Prostático Específico (PSA em sigla inglês), onde o mesmo mostra as  proteína produzida pela próstata que serve como marcador, podendo indicar tumor quando seus níveis aparecem aumentados no exame de sangue. Vale ressaltar que a elevação no exame de sangue não significa câncer necessariamente.




Vale salientar que o exame de sangue não substitui o exame de toque, visto que muitas vezes a doença não é detectada pelo exame de sangue, pode ocorrer do tumor não ser detectado pelo exame de toque como mostra a figura, mas enfim os exames se complementam portanto devem-se fazer os dois (conforme orientação do seu médico).

É triste saber que em pleno século XXI, existem homens com medo, envergonhados e fortalecido por um tabu e uma crença que fazer um exame de toque (introduzir um dedo em seu ânus) será que 15 segundos irão ferir sua idoneidade masculina? Então diante dessas crenças e tabus enraizados, faz-se com que 95% dos casos de câncer de próstata sejam descobertos tardiamente num estágio muito avançado.
Pare e Pense! Um toque pela vida do homem!



O câncer de próstata é o mais incidente entre os homens e a segunda principal causa de morte por câncer entre eles, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Por ano, são mais de 13 mil mortes, uma em cada 40 minutos.




O câncer de próstata atinge principalmente homens acima de 50 anos, e nos casos que tenham histórico familiar possuem de 2 a 5 vezes mais chances de possuir câncer de próstata, aconselha-se a fazer exames entre 40 à 45 anos de idade.

Diante deste fato, infelizmente, os homens negros tem mais chance de desenvolver o câncer de próstata, na verdade o risco é 2 vezes maior - e a chance de morrer por causa do câncer é triplicada.

Mas o porque os homens negros?

Segundo registros médicos, onde os mesmos foram analisados detalhadamente, os pesquisadores descobriram que negros e brancos tinham níveis parecidos de conhecimentos sobre o câncer da próstata e sintomas semelhantes, eles também demoraram mais ou menos o mesmo tempo para consultar um clínico geral, ou seja a realização de exames precoces pode não ser a causa da discrepância entre os diagnósticos.

Segundo Geraldo Eduardo Faria urologista e coordenador da Campanha Novembro Azul da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), recomenda que os homens negros comecem a realizar os exames preventivos aos 45 anos.

Ainda não se sabe por que mais negros são diagnosticados com a doença, mas, enquanto os motivos não são descobertos, o ideal é seguir as recomendações dos urologistas e consultar o seu médico pelo menos uma vez por ano.

Quanto a prevenção existem alguns hábitos para diminuir os riscos da doença:

  • Uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, evitando gorduras, principalmente animal;
  • Atividade física ao menos 30 minutos, 5 vezes por semana;
  • Controle de peso. Evitar a obesidade e manter o peso adequado ao seu corpo;
  • Diminuir o consumo de álcool. É indicado que o homem tome apenas duas taças diárias;
  • Não fumar. Essa é a principal regra para evitar qualquer tipo de câncer.


Sintomas do câncer de próstata avançado:

  • Próstata muito crescida ou que tenha ocorrido metástase;
  • Incontinência urinária ou fecal;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Dor nos ossos;
  • Insuficiência renal.




O tratamento para o câncer de próstata é feito de acordo com o estágio da doença e do estado de saúde do paciente, normalmente o tratamento é feito com cirurgias, radioterapia, hormônios e quimioterapia (conforme orientação do seu médico).
Em muitos casos, estes tratamentos podem provocar efeitos colaterais como incontinência urinária, impotência, impossibilidade de ter filhos, mas enfim se não fizer o tratamento a doença pode se espalhar pelo corpo e ser fatal.

15 SEGUNDOS FAZEM TODA DIFERENÇA!!!
O MEDO DO MOMENTO NÃO VALE O TRANSTORNO DA VIDA TODA!


Deixo aqui um desafio....

Participe você também do Novembro azul e espalhe a conscientização da importância dos exames periódicos, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Deixe o bigode crescer, pinte de azul, a unha, o cabelo, e etc, faça um poema, vista-se de azul e poste em sua rede social falando sobre a importância do NOVEMBRO AZUL.












Obrigada. Todos juntos fazemos a diferença... Beijos! 
  Leni Pereira - Sexóloga 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A HISTÓRIA DA CAMISINHA (+18)

SEXO ANAL ... MINHA PRIMEIRA VEZ COMO PASSIVO(A)

SEXO MATINAL E SUAS VANTAGENS (+18)