OUTUBRO ROSA



O QUE É OUTUBRO ROSA?


Para quem não sabe Outubro é o mês da conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e tudo começa em 1990 , a Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, na cidade de Nova York, organizou-se um evento chamado ''corrida da cura'', onde houve apenas alguns estados americanos fazendo campanha isoladas sobre o tema, com a finalidade de arrecadar fundos para pesquisa do câncer de mama onde seus participantes usavam camisetas, ou um laço na altura do peito cor de rosa para chamar atenção da população.




Mas... com a aprovação pelo Congresso Americano que reconheceu nacionalmente que o mês de outubro seria o mês para prevenção do câncer de mama; houveram grandes eventos em diversos países, onde homens e mulheres com um laço cor de rosa para incentivar que sejam feitos exames de toques e de prevenção contra o câncer de mama.

OUTUBRO ROSA NO BRASIL


No Brasil, seu primeiro sinal de envolvimento com a campanha se deu no ano de 2002. O Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa no mês de outubro; Essa iniciativa partiu de um grupo de mulheres que queriam trazer o movimento para o Brasil, e se uniram a uma empresa europeia de cosméticos, mas mesmo assim demorou um pouquinho para ganhar força.

Somente na terceira semana de maio de 2008, em comemoração ao dia das mães, foi iluminada de rosa a Fortaleza de Santo Amaro Barra Grande na litoral norte de São Paulo, para lembrar às mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.

Trata- se do maior conjunto arquitetônico bélico do Estado de São Paulo, a Fortaleza da Barra Grande foi erguida em 1584, durante o reinado de Felipe II da Espanha e I de Portugal, passou por diversas reformas que garantem sua beleza arquitetônica.

A Fortaleza é um local privilegiado para apreciar de perto a passagem obrigatória e lenta de todos os navios que entrame saem do Porto de Santos. Localizada na Ilha de Santo Amaro, entre a Praia de Santa Cruz dos Navegantes e a Praia do Góes, no Guarujá, impediu que piratas continuassem a invadir e saquear Santos e São Vicente. O seu visual estratégico alcança os municípios de Praia Grande, São Vicente, Santos, e o Estuário, além dos contrafortes (reforço de muro ou muralha) das serras de Cubatão e do Quilombo. 



Em outubro do mesmo ano que a campanha ganhou força em varias cidades brasileiras que abraçaram o Outubro Rosa, fazendo corridas em prol a causa, como também iluminando os principais monumentos das cidades durante a noite com a cor Rosa. Um exemplo foi a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.



Porque é tão importante o OUTUBRO ROSA?


Infelizmente, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e por isso, merece tanta atenção.

No Brasil, por exemplo, o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, especialmente por causa do grande número de diagnósticos tardios, ou seja em estados avançado.

Outubro tem 31 dias e é o mês da conscientização. Mas nos resta 334 dias no ano para fazermos a prevenção..... prevenir sempre, remediar jamais!



O texto é pequeno mas a importância da prevenção é imensa.

Leni Pereira 
Sexóloga da Vendo Felicidade 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A HISTÓRIA DA CAMISINHA (+18)

SEXO ANAL ... MINHA PRIMEIRA VEZ COMO PASSIVO(A)

SEXO MATINAL E SUAS VANTAGENS (+18)